terça-feira, 3 de julho de 2012

ANJO DA GUARDA


              Na Umbanda, podemos dizer que o anjo da guarda é um mistério de Deus. Não é um espírito familiar, não é uma presença que tenha uma identidade humana, nem características humanas.  Poderíamos defini-lo como um “ser-mistério”, semelhante a um a divindade menor e pessoal dedicada ao seu tutelado. Cada um de nós tem o amparo de um anjo da guarda dedicado,  que guarda semelhanças com o conceito de Orixá Pessoal, aquele que acompanha, incorpora e guia seus médiuns. No entanto,  as funções de amparo do anjo da guarda são mais sutis e estão no campo mental. Eles não costumam se apresentar e muito menos incorporar. A função do anjo da guarda na criação é de dar sustentação e amparo individual, criando um halo de proteção em torno dos médiuns e mantendo seu mental equilibrado, desde que este médium consiga manter-se racionalmente estável. Por meio da vela oferecida ao anjo da guarda, os médiuns de umbanda conseguem fortalecer sua ligação com esse mistério e contar assim com uma proteção maior em sua vida. Pode-se oferecer água e/ou mel como elemento de ligação e potencializar esta relação. Basta  para isso uma vela branca, um pires, um copo de água e mel.

COMO PROCEDER:

        Acenda a vela branca e segure-a com a mão direita à frente e acima da cabeça, e faça este clamor:

        ”Eu clamo a Deus, sua Lei Maior e sua Justiça Divina! Invoco meu Anjo da Guarda e ofereço a vós esta vela, peço que a imante, cruze e consagre em vosso poder se fazendo presente através dela em minha vida, em meu coração,, palavras e mente!”

        Encoste a vela em cima de sua cabeça e imagine a luz dela alcançando o infinito, no alto onde se encontra seu anjo da guarda com o Altíssimo, a luz sobe com um facho e quando alcança o anjo a luz Dele desce por este facho o iluminando ainda mais até alcançar o alto de sua cabeça, entrando por seu corpo de dentro para fora e de fora para dentro e envolvendo todo em sua luz, neste momento dê sete voltas em sentido horário com a vela acima de sua cabeça. Depois de feito isso coloque a vela em local seguro. Este pires (onde será firmada a vela) pode estar num altar, acima de uma mesa ou no chão, pois o que importa é que o ato de acender a clamar a vela estava acima de sua cabeça, agora basta firmá-la em um local seguro. Pode ainda oferecer água e mel pedindo:

        “Meu anjo da guarda, vos ofereço esta água e este mel, para que me proteja e envolva meu corpo material, astral e espiritual em vossos eflúvios e irradiações. Inspire-me bons pensamentos e ações, afastando o mal     de minha vida. Amém!”

Alexandre Cumino 
(Jornal de Umbanda Sagrada. Edição 145 - junho de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário